Tecnologias e Comunicação

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2019/2020

Código: OP00022
Sigla: TC
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Miguel Ângelo de Almeida Esteves de Figueiredo
Corpo docente: Mário Barroso Baía

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Selecionar as ferramentas adequadas, de acordo com os usos pretendidos no âmbito de um projeto;
Promover um uso adequado das principais aplicações das TIC na seleção, organização, tratamento e
apresentação de dados;
Melhorar a capacidade de comunicar com uma audiência, com recurso a suportes tecnológicos diversificados;
Desenvolver a capacidade de comunicar usando diferentes ferramentas de comunicação síncrona e
assíncrona;
Trabalhar colaborativamente para a conceção e desenvolvimento de projetos, utilizando plataformas de
comunicação a distância;
Conhecer as potencialidades, limitações e implicações das TIC, de modo a desenvolver uma visão crítica do
seu uso;
Acompanhar os desenvolvimentos recentes das TIC, nomeadamente os ambientes emergentes na Web 2.0,
facilitadores dos processos de publicação e comunicação;
Desenvolver a capacidade de refletir sobre questões éticas da Internet;
Conhecer e desenvolver preocupações de segurança com o uso da Internet.

Conteúdos programáticos

Literacia digital. O acesso à informação. A seleção e avaliação da informação e o seu uso. Segurança e ética na Internet. Hipertexto e hipermédia.
Projeto e trabalho de projeto.
As tecnologias como um recurso fundamental no trabalho de projeto. Ferramentas de trabalho e de comunicação: integração e articulação.
Recolha, organização, tratamento e apresentação de informação de carácter qualitativo e quantitativo.
Plataformas colaborativas, redes e comunidades de aprendizagem. Ambientes construtivistas de aprendizagem.
Características e funcionalidades das plataformas de gestão de aprendizagem.
Características das comunidades de prática.
Potencialidades das ferramentas da Web 2.0. Software social, Blogs, armazenamento na nuvem.
Portefólios digitais.
Do conceito de portefólio ao portefólio digital.
Formas de organização de materiais num portefólio digital


Metodologias de ensino

Os processos de trabalho compreendem: (a) realização de tarefas práticas de aprofundamento de aspetos relevantes das ferramentas de uso genérico; (b) pesquisa de informação em fontes diversificadas, nomeadamente na Internet; (c) recolha de dados e sua organização, tratamento e apresentação; (d) elaboração de um projeto integrador das tecnologias sobre uma temática relevante; (e) leitura e discussão de temas associados à utilização de recursos digitais no quotidiano; (f) apresentação de projetos com recurso a ferramentas informáticas apropriadas; (g) utilização de ferramentas de comunicação e de plataformas de gestão de conteúdos para publicação de informação e colaboração.

Tendo em consideração a situação que se vive associada ao Covid-19, o trabalho a desenvolver no âmbito desta Unidade Curricular decorrerá a distância através de diferentes dispositivos:

A plataforma Zoom destinada à realização de sessões síncronas no horário semanal previsto para a UC. Esta plataforma será também destinada a sessões individuais ou em pequeno grupo com a finalidade de trabalho tutorial e/ou apresentação dos trabalhos realizados;
Para a disponibilização de materiais (documentos para leitura e outros materiais de apoio) será utilizado o site da UC, assim como os diferentes sites/portefólio dos alunos, partilhados com o docente desde o início do semestre;
Sempre que necessário, como elemento de contacto, estará disponível o email do docente.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação sumativa resulta da combinação de três componentes:
(i) a resolução das tarefas práticas e a participação nos debates (20%);
(ii) uma apresentação em suporte digital de um projeto integrador das TIC, apoiada numa reflexão teórica escrita (45%);
(iii) a elaboração de um portefólio digital (35%)

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